Reflexão

A tecnologia faz parte da vida desde o momento que o homem criou ferramentas para auxiliá-lo no seu dia a dia e para comunicação.  Desde o invento do papel, da eletricidade, do telefone, do rádio, da televisão o ser humano vem evoluindo e transformando cada vez mais rápido a sociedade.

Com o aperfeiçoamento da tecnologia digital barreiras físicas e temporais foram quebradas, hoje, pessoas ao redor do mundo podem se comunicar, trocar e aperfeiçoar conhecimentos. Interagir.

É fato que a Educação não pode ficar fora desse novo mundo, pois é o segundo lugar onde aprendemos, interagimos, amadurecemos e nos socializamos.  As TIC’s trouxeram uma nova realidade para a escola e os professores.  Ser professor hoje significa adequar o processo de ensino-aprendizagem  a esses novos aprendentes digitais, porque eles são os representantes dessa nova sociedade tecnológica.  Assim, são conhecidos por serem os nativos digitais, a geração Y e os professores que são migrantes digitais porque ainda estão descobrindo as potências e possibilidades tecnológicas desse  mundo digital e virtual.

A adequação dos currículos e conteúdos a serem aprendidos é um grande desafio, pois a ferramenta digital deve estar adequada ao que se quer ensinar e alcançar. Os aprendentes dessa geração devido ao dinamismo da própria sociedade não conseguem mais aprender de maneira bancária.  Com todos os atrativos que há fora do ambiente escolar, esse passa a ser chato e desinteressante.  Assim o professor deve lançar mão dessas ferramentas para que os estudantes aprendam fazendo, desenvolvendo assim a sua autonomia e sejam motivados a construir o seu conhecimento através da pesquisa.  O professor não é mais o detentor do conhecimento universal, ele é, agora, o mediador do conhecimento.

http://

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s